segunda-feira, julho 03, 2006

Vincent Van Gogh (1853-1890)



Van Gogh nasce em 1853 na pequena Vila de Zundert,no sul da Holanda.
Depois de mal sucedido como negociante de arte e como professor, decide dedicar-se ao desenho e à pintura.
Trabalha regra geral ao ar livre, expressando o seu amor pelos campos e camponeses.
As cores sombrias caracterizam esses primeiros trabalhos e evocam o solo pisado pelos camponeses nas suas caminhadas, assim como as casas que habitam.


A verdadeira ambição de Van Gogh era tornar-se um famoso retratista, começando então a retratar algumas figuras da terra, mas o produto final sairia bastante inconvencional, motivo pelo qual os retratos não foram bem aceites.

Van Gogh viaja para Paris, onde permanece no período de 1886 a 1888. De inicio ainda mostra as cores escuras dos seus trabalhos Holandeses, como se pode verificar no quadro "A Pair of Shoes".


Enquanto vive em Paris, Van Gogh pinta cerca de vinte e oito auto retratos.

Do ponto de vista prático, pintar-se a seu gosto e de várias formas, tornou--se conveniente, uma vez que o artista não tinha dinheiro para pagar a um modelo, mas os seus auto-retratos ofereciam as variadíssimas personagens e características que Van Gogh queria projectar de si mesmo.

Em Paris a sua arte muda drásticamente debaixo da infuência do impressionismo e pós-impressionismo, que na altura dominava os pintores vanguardistas.

As cores escuras da paleta, do período Holandês, deram lugar a cores vibrantes e luminosas.

Mais atraído pelo mundo rural do que pela cidade, Van Gogh frequentemente pinta os subúrbios de Paris ou os grandes jardins de Montmarte.

Nos principios de 1888, Van Gogh deixa Paris pela pequena Arles na Provença.

Fascinado com a intensa luz do sul ele tenta capturar na tela o brilhantismo das suas cores.

O ano que passa em Arles foi o mais produtivo período de Van Gogh. Juntamente com os seus temas preferidos, estavam tambem frondosas árvores e campos de trigo, símbolos apropriados de renovação e fertilidade.

Em Setembro de 1888, Van Gogh muda-se para o que chamou de "Casa Amarela" em Arles, a qual aluga como estúdio por vários meses, esperandoestabelecer uma colónia de artistas, convida os amigos de Paris para se lhe juntarem na casa e na qual ele próprio concebeu uma complexa decoração. Apenas Gauguin compareceu e por apenas um período de dois meses em Outubro de 1888.

Acometido de grande depressão e ataques epiléticos, Van Gogh interna-se voluntáriamente no hospital psiquiàtrico de Saint Rémy. Entre os ataques, ele pinta com enorme lúcidez, tudo o que vê através da janela do hospital. Em 1890 Van Gogh regressa ao norte de França.

Gasta os últimos dois meses de vida em Auvers-Sur-Oise, perto de Paris, pintando os bosques e os campos de trigo que cercavam a vila. Talvez procurando uma série decorativa, explora uma variedade de humores, conforme as condições climatéricas.

Apesar da sua reputação estar a crescer, Van Gogh entra em depressão profunda, a qual o deixa impossibilitado de pintar.

Suícida-se a 27 de Julho de 1890.

Sem comentários:

Time of Peace


Visit www.hostdrjack.com


A peace of freedom... Melody